CULTIVE O SEU JARDIM

Ao assistir um documentário, feito por Rubens Alves, sobre o jardim comecei a refletir o que realmente é um jardim e se eu o possuo interiormente fazendo algumas análises.
Em primeira análise respondo a uma simples pergunta: “Eu possuo um jardim interior?” Sim, claro. Ele possui muitas árvores, flores, extensos gramados, uma lagoa azul à direita, que é a posição de honra, enfim, o meu jardim tem o aspecto daquilo que eu mais acho belo, resplendoroso, maravilhoso, etc.
Como disse Rubens Alves “o jardim começa nos sonhos” e não com enxadas e matos como dizem por aí. Isto, de fato, é real.Cada vez que viajo para dentro do meu “eu” descubro que existe um lindo jardim, como aquele que descrevi há pouco. Um jardim que me coloca na situação de Adão estando somente eu e Deus nele, eu podendo contemplar a belíssima face do Criador.
Em segunda análise tento trazer o jardim existente em minha mente para o mundo real não apenas construindo-o para que eu o possa ver, mas construindo-o para que, com ele, eu possa continuar sonhando. Sonhando em algo maior, sonhando mais além de um simples jardim que outros possam olhar com desdém.
Em terceira e última análise saio do sonho e venho ao mundo real, onde lidar com o ser humano é uma tarefa muito complicada, porém possível.
Descubro com tudo isso que é possível sonhar, transformar em realidade aquilo que se ocultava no meu interior e fazer com que brilhe em mim. É possível amar os homens, unir-me a eles, transmitir-lhes a paz e o amor.
Tais coisas seriam mais possíveis se dentro de cada um existisse um jardim que pudesse ser colocado para fora e cultivado com muito amor e carinho. Possamos também nós cultivar o jardim dos nossos sonhos para promovermos a paz em um mundo onde somente é falado de guerras e destruição.

Álvaro Antônio Bastelli Filho
3º col