menu
     
     
     
     
     
     
 
  
 
 
Agudos, 12/11/2019, 23:01
menu
Instalações





Museu

Quando o Seminário foi planejado foi decidido reservar uma área de 350 metros quadrados para instalações de um Museu Escolar. Frei João da Cruz Schumacher começou o trabalho de organização, juntamente com outros frades e alunos que moravam no Seminário no ano de 1955. Mais tarde, Frei Gregório Johnscher foi quem assumiu a organização e o cuidado do museu.

Foi um trabalho cansativo, mas gratificante, com ajuda de muitas instituições e pessoas temos o que é hoje o Museu Escolar do seminário. Seria importante elencar três pessoas que ajudaram na construção: frei Geraldo Roderfeld: pintor dos 24 quadros do museu e frei José Lino Zimmermann e frei Jorge Schelbauer: construtores dos mostruários do museu.

Temos hoje um Museu baseado na teoria evolutiva. Começa na criação do mundo e vamos até a "era" atômica e espacial, contendo rochas, insetos, aves, animais empalhados, fauna da região de Agudos, materiais indígena, moedas, armas de guerras e alguns quadros pintados a mão. Todos esses materiais foram doados. Algumas locais são: Rio Negro/PR, Pará, Amazônia, Espírito Santo, Norte do Paraná, Agudos/SP, Rio de Janeiro, Museu de mineralogia de SP, Curitiba/PR, Camboriú/SC.

No dia 5 de outubro de 1975, às 9h da manhã foi celebrada uma solene missa com vários bispos franciscanos, o Padre Geral Frei Constantino Koser onde deu a benção inaugural do atual espaço.

O museu é um vínculo de cultura e conhecimentos científicos, para estudantes e povo em geral.

O museu procura pôr em evidência que Deus é o Criador de tudo, deixando claro, que não há, nem precisa haver contradição, entre Deus e os postulados da ciência moderna, entre a história bíblica da criação.

Visita ao museu
Segundo domingo do mês das 14h às 17h (período letivo)
Segunda e quinta-feira das 14h às 16h

pe
| Voltar |

[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2011 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.