menu
     
     
     
     
     
     
 
  
 
 
Agudos, 13/11/2019, 00:07


Seminaristas agradecem aos frades e benfeitores
Imagens: Ação de Graças pelos 60 anos de Agudos - 2010
Ação de Graças marca os 60 anos do Seminário
Sessão de Lançamento do Livro “Jardim de Deus”
ENTARDECER DE UMA HISTÓRIA
(fatos marcantes nos 60 ANOS - III )
(fatos marcantes nos 60 ANOS - II )
(fatos marcantes - I )
Jardim de Deus
Sessão solene abre comemoração pelos 60 anos do Seminário
Sua Missão: Seminário e Escola de Ensino médio
Memória dos que fizeram esta história II - Frei Walter Hugo de Almeida
Memória dos que fizeram esta história I - Frei Walter Hugo de Almeida
Central de Encontros - Frei Walter Hugo de Almeida
Jardim de Deus - Frei Walter Hugo de Almeida
Realidade e Recordação - Frei Walter Hugo de Almeida


fatos marcantes
nos 60 ANOS - III

Frei Walter Hugo de Almeida

1996: Grande tristeza, falece em 18 de novembro, nosso querido confrade, Frei Onésimo Dreyer, excelente Professor de Matemática, Física, Astronomia, Língua e Literatura Inglesa; muitos anos, Diretor do Seminário Santo Antônio. Frei Onésimo era um Confrade maravilhoso, um Conselheiro, uma Sabedoria franciscana de simplicidade e intelectual. Uma riqueza para todos nós, de Agudos.

1997: Ano da perfuração do novo poço artesiano, em 01-12. O antigo ainda estava funcionando, mas, por previdência, resolveu-se perfurar um outro. Este novo vem e traz segurança.

1998: Assume o guardianato da Fraternidade Santo Antônio Frei Nílton Decker, substituindo Frei Jurandir Cristofolini, nomeado então Ecônomo da Província. Em Agudos, Paróquia, Frei Francisco Orth assumiu como pároco,em lugar de Frei Luiz Flávio A. Loureiro.
Eram orientadores no Seminário: Frei Alexandre Magno C. da Silva; Frei Raimundo J. de Oliveira Castro; Frei Walter Hugo de Almeida, também como Diretor.
Nesse ano, mês de junho, foram colocados canos no terceiro poço artesiano do Seminário: Ligam-se à caixa d’água atrás da Gruta, com boa queda natural. Foi um grande feito, assim, com os três poços, não mais haveria problema de água.
Nesse ano, aconteceu melhoramento na estrada que liga o Seminário à Fazenda, pela Usina São José, e intercessão de Frei Lauro Formigoni, Administrador. No mesmo ano, iniciou-se a informatização da Biblioteca do Seminário, com a assessoria da Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus.
Em novembro do mesmo ano: Femusa – Festival de Música Santo Antônio: Os seminaristas demonstravam seu talento nesta área, exibindo-se em nosso Salão Nobre. Nessa área, realçamos aqui o zeloso trabalho de Frei Lauro Both, em estar sempre supervisionando nossos instrumentos musicais.

1999: Foi o ano de preparação para celebrar os 50 anos do Seminário! A província criou uma Comissão para preparar o evento, já em abril. Traçaram o calendário: - Abertura em setembro; haverá Encontro de Ex-Seminaristas Agudenses; A Festa de Santo Antônio; o Capítulo Provincial; o Capítulo das esteiras e, por fim, o encerramento do Jubileu.
Na ocasião, criaram-se oito Equipes, para traçar o que se faria: Decidiram - Uma Sala da Memória, com fotos históricas; excertos de Crônicas; sobretudo, exaltando figuras eminentes na madrugada da Construção!... Pensou-se ainda, expôs escritos de recordações; poesias alusivas; impressões dos ex-seminaristas, sobre sua passagem por este jardim de Deus.
Na exposição estaria ainda estatísticas sobre a perseverança. Pesquisas sobre acontecimentos importantes significativos nestes 50 anos de existência de Agudos.
Cumpre relatar que nesse ano houve significativas reformas no Seminário: O Engenheiro Miguel Tomaz com sua empresa fez grandes reformas nos banheiros da Terceira Ala.
Novembro, foi aberto o Jubileu de Ouro, com Missa presidida pelo Ministro Provincial, Frei Caetano Ferrari, e concelebrada pelo venerável Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns que, aliás, proferiu uma bela homilia. Na oportunidade, a Igreja foi benta sob a proteção da Imaculada, algo que não se dera ainda.
Por ocasião, Dom Paulo Evaristo autografou um livro em sua homenagem, da autoria de Marílda Ferri e Evanize Sydow. Houve muito público da cidade e de Bauru. Foi um dia pleno de acontecimentos.
No almoço, mais de 400 pessoas estiveram presentes. Às 16h00, a Sala do Memorial foi aberta ao público. Frei Walter Hugo de Almeida fez a abertura, explanando sobre o evento. A exposição mostrava fotografias que registravam a história da construção do Seminário, desses seus primórdios. Numa outra parte, expunha extratos de crônicas desses anos, onde se registraram acontecimentos marcantes.
Era a Epopeia dos Pioneiros, mais tarde, encadernada por Frei Regis Daher e Frei Donizete Ribeiro. E quando chegou a noite, no Salão Nobre, sessão solene, coordenada por Frei Constâncio Nogara.
Eram 20h00, frades, seminaristas, o povo da Cida, de autoridades civis e militares, e Frei Gregório Johnscher proferiu a conferência de abertura.
É setembro e acontecem as Olimpíadas Frei Gabriel, muita movimentação no Seminário. Nesse mês, a TV de Bauru fez ampla reportagem sobre a Fazenda Santo Antônio, e sobre o Museu Escolar do Seminário.
No campo da música: Frei Marcos A. de Andrade desenvolvia um excelente e qualificado trabalho, em prol da cultura musical, e do nome do Seminário, como Regente e Diretor da Entidade. Até hoje, os frutos desse seu trabalho são evidentes. Despertou ele talentos entre nossos estudantes.

2001: Nesse ano, a rede de esgoto do Seminário foi renovada: De Santa Catarina vieram os canos de PVC. A rede sai do convento, seminário, e, descendo em direção à horta, atravessa-a, e chega ao pasto, brejo. Ali se tratará do esgoto, este era o Projeto do Seminário. Nunca se fez.
Houve uma ideia de podar árvores na alameda do convento. Questão bastante polêmica entre os confrades. Era a poda do pau–de-ferro que alinha-se num belo caminho, e sombreia bastante. Dizia-se: Esta árvore traz sujeira para as calhas. Trazem muita sombra para os quartos. Por fim, venceu a ideia e foram podadas bastante.
Reforma da Cozinha: Ampla reforma se fez – Copa, cozinha; armários para louça, etc., tudo, em vista dos encontros, sobretudo.

2002: Transferiu-se a biblioteca do Convento para a Terceira Ala, para melhor servir a todos, pois os seminaristas antes vinham até o Convento. Informatizou-se, conforme o programa da Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus.
Também, nesse ano, os banheiros da Segunda Ala receberam reforma moderna. Também se começou a reforma do Salão Nobre, nas poltronas.

2003: A caldeira sofreu um reparo especial, e em seu entorno. E também, houve reformados saguões da Segunda e Terceira Alas; Nova pintura e reparos nas paredes. Coisa que aconteceu também entre os corredores e Sacristia.
Neste ano, aconteceu o Capítulo provincial: Mais de 100 Capitulares presentes, em setembro. Na ocasião foram eleitos: - Ministro provincial – Frei Augusto koenig; Vigário provincial, Frei Vitório Mazzuco Filho. Para Definidores: Frei César Külkamp; Frei José Idair; Frei Paulo R. Pereira; Frei Jurandir Cristofolini; Frei José Pereira; Frei Olivo Marafon.

2006: Nesse ano, Deus levou nosso antigo funcionário, o Sr. José Machado, que muitos anos serviu na Fazenda como boiadeiro. Um caminhão desgovernou-se atingiu seu cavalo, no trevo de Agudos – Borebi. Está sepultado em nosso Cemitério.

2007: A Cultura no Seminário – Em todos os anos vêm acontecendo na Casa eventos culturais, como Noite Cancioneira, Festivais de Música; Feira de Conhecimento; Sessões Solenes do Grêmio Literário Santo Antônio; Teatros diversos; Corais; apresentações de Orquestras de dentro e de fora, e outros eventos ainda.
Projeto Encantando a Vida: Trata-se de um projeto que o Seminário, em parceria com a Prefeitura local, desenvolve acolhendo crianças carentes, pobres, de quarta e sétima séries, pela manhã e pela tarde: Aprendem violão, violino, violoncelo, flauta e canto. Frei Ademir J. Peixer o coordena.
Em novembro, Frei Gregório Johnscher foi lembrado pela Prefeitura: O acesso do Seminário à cidade de Agudos, recebeu seu nome, pela iniciativa do Vereador Nelson Ayub. Frei Gregório representa uma figura cultural e de santidade para Agudos!

2008: Era tempo de Visita Fraterno-Canônica e Frei Flaerdi S. Valvassori, ofm, da Custódia do Sagrado Coração, esteve na Casa, para a reunião dos Guardiães e Coordenadores de Fraternidades.

2009: Houve uma Marcha da Campanha da Fraternidade da Paróquia São Paulo Apóstolo: Paz, Fruto da Justiça – tema do ano! Os seminaristas e frades estiveram presentes. A Paróquia completava 111 anos de vida e com diversas comemorações!...

(frwalter36@hotmail.com)

Frei Walter Hugo de Almeida

pe
| Voltar |

[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2011 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.