fatos marcantes
nos 60 ANOS - II
 |
Frei Salésio: dinamismo em Agudos |
Sonho do asfalto na estrada ligando a Agudos: Em 1986 começou a realizar-se este sonho. Antes, era um sofrimento aquela estrada de chão, plena de barro, em tempos de chuva, impedindo o trânsito, tão necessário. Foram trinta anos de espera dos prefeitos. A alegria chegou para o seminário e para o povo da cidade.
1987: Chegada das Irmãs Franciscanas de Siessen: Outro sonho antigo, ter irmãs colaborando com os frades no seminário. Vieram: Irmã Maria José Agostinho; Irmã Cristina Alves Campos, e promessa de uma outra. A princípio, ficaram na Hospedaria até se construir uma casa para elas. Frei Salésio era o guardião e lhes prometera.
Irmã Maria José coordenaria a cozinha e Irmã Cristina seria destinada à área da sacristia e até lecionar Língua Portuguesa, sua profissão. Pouco tempo esteve no seminário e um câncer a levou para o céu.
Neste ano, a Fraternidade cuidava de vários irmãos enfermos: Fr. Atanásio D. Nazaré; Frei Balduino Grimloski; Frei Florêncio de Souza; Frei Valdomiro Dresch; Frei Timóteo Sette e já debilitado, Frei João Damasceno.
Nesse mesmo ano, Frei Salésio, guardião dinâmico, mandou construir o Convento das Irmãs, ao lado da Rouparia.
Nossa Igreja, nesse ano, recebeu uma ideal iluminação no presbitério e na nave geral.
Em agosto, chegou uma nova irmã, para compor a fraternidade das Irmãs de Siessen: Irmã Edith. Houve ainda promessa de mais uma irmã, que depois chegou: Irmã Othildes Wiedmann.
Nesse ano, além da irmã Cristina, também faleceu, Frei Balduíno e Frei Atanásio D. Nazaré.
Nota apostólica: Cumpre-me registrar que os frades do Seminário sempre estiveram propensos a ajudar nas pastorais das paróquias da redondeza. Nos anos de 1980, até 1985, o Seminário esteve profundamente ligado à pastoral de Agudos, sobretudo: atendia a paróquia São Paulo Apóstolo, com suas oito capelas (como eram chamadas). E ainda atendia Lençóis Paulista, ajudando a paróquia local, e ainda Bauru, em certas comunidades.
Tudo isso, sem deixar seus compromissos na casa, como frades e professores, orientadores.
Neste mesmo ano: o Salão Nobre recebeu uma séria reforma: Paredes; sistema de iluminação; etc.
1988 - Roubo no Seminário: Estranho, ultimamente têm aparecido roubos na Casa. Apoderam-se de coisas dos seminaristas, produtos de nossa despensa e depósitos. Há suspeita de que sejam ladrões mendigos da cidade de Agudos, gente que conhece nossos esquemas...
Visita importante nesse ano: O Ministro Geral João Vaughn e o Definidor Geral, brasileiro: Fr. Irineu Wilges, nos visitaram. Todos gostamos muito dos dois: simpáticos, fraternos, impressão de simplicidade e humildade.
Bênção do Convento das Irmãs de Siessen, no Seminário: Frei Salésio Hillesheim caprichou, agradou e alegrou!...Presenças dos frades, dos seminaristas, na cerimônia.
Mini-Esteiras: De 23 a 26 de maio desse ano – Confrades do Estado de São Paulo realizaram um Encontro Franciscano, com presença de todos. A Casa esteve movimentada, alegre, fraterna.
Visita surpresa: Lawrence Th. Sim Zecha – Príncipe da Malásia, almoçou em nossa Casa e a visitou. É amigo do Brasil e de gente de Agudos.
Nota triste: Falecimento de Frei Hugo Baggio – professor emérito do seminário, e que muito deu na orientação espiritual, como professor de Literatura Universal, Retórica, cultural teatral, nesta Casa.
 |
Ir. Maria José, da Congregação de Siessen |
1989: Mais uma Irmã na Casa - A Fraternidade das Irmãs recebeu mais uma Irmã – Geralda Galindo; atuou na portaria, mas, logo Deus a levou para a Glória!...
Transferência: Frei Walter Hugo de Almeida – desde 1978 nesta Casa, recebeu obediência para assumir como mestre, o Instituto de Teologia, em Petrópolis. Com ele, foi Frei Alcides Cella, como guardião do Teologado.
1990: OFS em Agudos: No dia 13 de maio, nasce em Agudos a Fraternidade da OFS – após tantos anos!...Fato histórico, porque demorou tanto!...
1991: Nova linha da Fazenda: Além da pecuária, começou-se o cultivo da cana, questão muito discutida entre os frades da Casa e no Provincialado. Aproveitar-se-iam 35 alqueires de terra no Seminário, ao lado da Fazenda Cabreúva. Chegará depois a ocupar uns 100 alqueires.
No passado, a Fazenda possuía um terreno de 560 alqueires; já se venderam 100; toda a transação foi feita em contrato em cartório, acompanhado pela assessoria jurídica do Governo Provincial.
Capítulo das Esteiras – de toda a Província. Era 21 de julho e foi até dia 26. A motivação era comemorar o Centenário da Restauração da Província Franciscana da Imaculada do Brasil, pela Província da Saxônia – Alemanha.
É que a Província minguara, em termos de frades, pois a Lei de Marquês de Pombal fechara os Noviciados: Era proibido receber candidatos.
Nesse ano, na Paróquia de Agudos, houve Missões Populares – pregadas pelos Padres Redentoristas. Muita movimentação local, na cidade e no Seminário.
Visita do papa ao Brasil: João Paulo II visitou nosso País – repercutiu em todo o território brasileiro. Uma maravilha!... Era outubro, de 12 a 21.
Capítulo Provincial – Vivemos dentro desse Capítulo, os Jubileus dos Confrades; elegeu-se o novo Provincial: - Frei Estêvão Ottenbreit e Frei Caetano Ferrari, escolhido para Vigário Provincial.
1992: Reformas nas Alas – Frei Salésio, como sempre dinâmico, realizou reformas na Segunda e na Terceira Ala. Nos grandes dormitórios, houve subdivisão: Frei José Lino agilizou a reforma, com seus discípulos. Tencionou -se uma maior individualidade dos seminaristas, em quartos menores. Também isso auxiliou o aluguel dos Encontros, em tempos de férias.
Homenagem ao cardeal – Dom Paulo Evaristo Arns: No dia 06 de junho, a USC, de Bauru, concedeu ao cardeal o título Honoris Causa; ele fora co-fundador da Entidade educacional, e também professor ali, durante os anos da antiga FAFIL.
Eclipse: Nesse mesmo ano, em 30 de junho, das 7h00 às 9h00, um lindo espetáculo: 80% do disco solar foi encoberto pela lua. No Uruguai, ele foi total. Também em partes da Argentina e no Rio Grande do Sul.
Novas reformas da Casa: Em agosto, começa-se nova e geral pintura de todo o Seminário. Contratou-se uma firma especializada; deveria cobrir 15.060 metros quadrados. Em toda a sua extensão, é a primeira vez que o Seminário vê esta pintura.
Passeata vocacional: Mais de 200 jovens – em passeata vocacional – vieram da paróquia de Agudos ao seminário, rezando, cantando e refletindo. Participaram da eucaristia festiva. Era o mês das vocações!
1993: Festa junina no seminário – Já é costume anualmente: Participam seminaristas, frades, Irmãs, funcionários e professores. Isso no dia 24 de junho, São João; muitos cantos e danças típicas.
Estrada da Fazenda: A Usina de Macatuba realizou uma reforma na estrada da Fazenda, num extensão de dois quilômetros, com suas máquinas. Caiu do céu esta iniciativa.
Profissão Solene: Frei Osmar Dalazen e Frei Valdevino Negherbom, no seminário emitiram Votos Solenes, no dia 12 de Novembro. O evento foi abrilhantado, pois havia frades já presentes, para o encontro do revigoramento que viria no dia seguinte.
Frei Walter Hugo de Almeida