menu
     
     
     
     
     
     
 
  
 
 
Agudos, 12/11/2019, 22:49


Seminaristas agradecem aos frades e benfeitores
Imagens: Ação de Graças pelos 60 anos de Agudos - 2010
Ação de Graças marca os 60 anos do Seminário
Sessão de Lançamento do Livro “Jardim de Deus”
ENTARDECER DE UMA HISTÓRIA
(fatos marcantes nos 60 ANOS - III )
(fatos marcantes nos 60 ANOS - II )
(fatos marcantes - I )
Jardim de Deus
Sessão solene abre comemoração pelos 60 anos do Seminário
Sua Missão: Seminário e Escola de Ensino médio
Memória dos que fizeram esta história II - Frei Walter Hugo de Almeida
Memória dos que fizeram esta história I - Frei Walter Hugo de Almeida
Central de Encontros - Frei Walter Hugo de Almeida
Jardim de Deus - Frei Walter Hugo de Almeida
Realidade e Recordação - Frei Walter Hugo de Almeida


Sessão solene abre comemoração
pelos 60 anos do Seminário

Por Frei Gustavo Wayand Medella, OFM

O “Jardim de Deus”, responsável pela formação humana, cristã e franciscana de cerca de quatro mil jovens, patrimônio da cidade de Agudos e da Ordem Franciscana, já é um senhor: está completando 60 anos. Estes são algumas das informações e referências apresentadas durante os discursos que fizeram parte da sessão solene de abertura das comemorações dos 60 anos do Seminário Santo Antônio, ocorrida na manhã desta quinta-feira, dia 5, no Salão Nobre Frei Ludovico Gomes Mourão de Castro.

Frei Walter Hugo de Almeida, professor do Seminário, traçou um panorama histórico desde as primeiras, passando pelo surgimento da oportunidade de aquisição da Fazenda Santo Antônio, em Agudos, passando pelas tratativas de aquisição dos terrenos, pelo início da construção, pela história de vida dos confrades que passaram por esta casa de formação até chegar nas configurações atuais, mencionando a recente abertura do Projeto “Encantando a Vida” que, através de parceria com o poder público, abriu as portas para crianças e jovens da cidade de Agudos, principalmente no que diz respeito à educação musical.

De acordo com Frei Walter, apesar das crises que atravessou nestes 60 anos (principalmente com relação à escassez de vocações), o Seminário de Agudos conseguiu sair como um vencedor. “Este Seminário, enfrentando todas as dificuldades, teimando permanecer de portas abertas, acreditou na sementeira e venceu, e vai vencer ainda”, assinalou. Frei Walter também aproveitou para expressar a esperança que muitos frades nutrem em torno dos serviços oferecidos por esta casa de formação: “Um grande número de confrades sonha ainda permanecer oferecendo as sementes para este jardim florescer. Ele é um jardim de esperanças”, destacou. Desde que veio novamente transferido para Agudos, Frei Walter Hugo tem se dedicado à releitura das crônicas da casa e ao registro e relato dos acontecimentos e personagens que marcaram a história do Seminário Santo Antônio.

Em nome das autoridades municipais de Agudos, o Presidente da Câmara, Nelson Ayub, dirigiu palavras de gratidão e congratulações a todos os frades que trabalham e trabalharam pelo Seminário. Em tom de brincadeira, na pessoa de Frei Agostinho Piccolo, o vereador saudou todos os frades da Província e da casa: “Frei Agostinho é franciscano e corintiano”, brincou. Ayub destacou ainda a profunda ligação entre o Seminário e a cidade e disse que o povo agudense se sente orgulhoso pela presença no município desta casa franciscana. “Hoje eu trago aqui o abraço de todos os cidadãos”, assinalou. Durante a sessão, houve também a exibição de um vídeo que apresentava os trabalhos realizados no espaço do Seminário (formação franciscana, fazenda, casa de encontros etc.). O material trazia também o depoimento de diversos frades e seminaristas que atualmente residem, trabalham e estudam nesta casa de formação. O mestre de cerimônias da sessão foi Cleiton Senen, atual diretor, e, em nome de toda a fraternidade, o guardião, Frei Rafael Spricigo deu boas-vindas a todos.

pe
| Voltar |

[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2011 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.