menu
     
     
     
     
     
     
 
  
 
 
Agudos, 22/09/2019, 20:17


Seminaristas agradecem aos frades e benfeitores
Imagens: Ação de Graças pelos 60 anos de Agudos - 2010
Ação de Graças marca os 60 anos do Seminário
Sessão de Lançamento do Livro “Jardim de Deus”
ENTARDECER DE UMA HISTÓRIA
(fatos marcantes nos 60 ANOS - III )
(fatos marcantes nos 60 ANOS - II )
(fatos marcantes - I )
Jardim de Deus
Sessão solene abre comemoração pelos 60 anos do Seminário
Sua Missão: Seminário e Escola de Ensino médio
Memória dos que fizeram esta história II - Frei Walter Hugo de Almeida
Memória dos que fizeram esta história I - Frei Walter Hugo de Almeida
Central de Encontros - Frei Walter Hugo de Almeida
Jardim de Deus - Frei Walter Hugo de Almeida
Realidade e Recordação - Frei Walter Hugo de Almeida


Jardim de Deus

Por Frei Walter Hugo de Almeida

Nessa abertura dos 60 Anos de Agudos, no dia 13 de junho, eu revivo e revivemos todos também a Graça das Origens de nosso Seminário Santo Antônio. Esse sonho que se tornou realidade, lá na década de 40. A realidade que madrugou como a Epopéia de Heróis – Esta construção maravilhosa nas paragens de Agudos.

A instalação do Seminário, em 1950, após a faraônica obra, movimentou Agudos, Bauru e redondezas pela sua enormidade, e linda arquitetura. E de lá para cá, quantos nomes de Frades da Província, de leigos de Agudos e da cercania, de professores, estão registrados neste largos e exuberantes corredores!

Ah! Se os corredores, alamedas, salas de aulas, laboratórios, campos e oficinas falassem! – E falam!... Eles cantam louvores do ontem e do hoje! É a Graça das Origens! E me pergunto, por onde andam os que por aqui passaram? Frades, professores, funcionários, seminaristas?
Eles marcaram a história do nosso querido Seminário nesses 60 anos!... Sua marca é a marca registrada do Seminário, este Jardim de Deus! Por onde andam, levam este testemunho! Vivem por aí, espalhados por esse Brasil, como bons pais de família, como professores, políticos, magistrados; eles que foram alimentados, beberam e ainda bebem da água cultural desta Casa de Santo Antônio! Este espaço que sempre primou pela qualidade!



Quantos ainda hoje para cá retornam, para matar a saudade dos tempos em que aqui viveram! Vêm apreciar os bosques, jardins, saborear os frutos permanentes do que aqui aprenderam! Eles sentem saudades das salas de aulas, da orientação dos Frades, dos professores, dos diretores, e até do rigor da disciplina do passado!...São os ex-seminaristas. E são gratos à Graça das Origens, aqui cultivada!

O coração do Seminário Santo Antônio sempre foi maior que a monumental construção! Este jardim sempre foi bem regado pela alma franciscana, sob a proteção de Maria Imaculada e de Santo Antônio de Lisboa! E rever a Graça das Origens, no meu modo de ver, é não deixar jamais perder-se a linha cultural, tradicional de ontem!...É não descurar de que sempre aqui se semeou, para se colherem frutos do Evangelho, em primeiro lugar, do jeito de Francisco de Assis.

Rever a Graça das Origens é não perder o endereço, levar em frente o nome de Agudos, como um espaço missionário da Educação, da Cultura, da Formação integral, do cultivo vocacional! Enfim, da Lavoura do Evangelho.

Os Frades que aqui vivem, os funcionários, tudo que aqui vemos, contemplamos, existe para os seminaristas, e por causa do Reino de Deus. Que Maria, Mãe Imaculada, Santo Antônio, intercedam perante Deus, para o amor de ontem, de hoje, e de amanhã! Assim termino, lembrando Paulo, Apóstolo: Eu plantei, Apolo regou, mas é Deus quem dá o crescimento!... portanto, plantemos todos, reguemos! O resto fica com Deus, e que assim seja!

pe
| Voltar |

[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2011 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.